Medida
MEC exclui bonificação de 15% da UFMT na nota do Enem para estudantes que cursaram ensino médio no estado
Debate sobre o tema começou em novembro, quando a Universidade Federal de Mato Grosso decidiu revogar a medida, após o STF considerar a concessão do bônus inconstitucional
Educação | 27 de Dezembro de 2024 as 08h 45min
Fonte: Redação G1-MT

O Ministério da Educação (MEC) excluiu, de forma definitiva, a medida que oferece 15% de bonificação na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para candidatos que cursaram o Ensino Médio em Mato Grosso, nesta quinta-feira (26). O assunto começou a ser debatido em novembro, quando a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) revogou a medida após repercussão da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou a concessão do bônus inconstitucional.
Em nota, a UFMT informou que empenhou esforços em defender a manutenção do bônus regional e, mesmo diante da recomendação do MEC pela remoção, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) votou para manter a bonificação regional como ação afirmativa para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025.
“A UFMT lamenta esta imposição do MEC e informa que deliberou pela constituição de uma comissão para definir outras formas de ingresso, para os próximos anos, que melhor atenda a sociedade mato-grossense”, diz trecho da nota.
De acordo com a universidade, no último dia 6, a Pró-reitoria de Ensino e Graduação (Proeg-UFMT), realizou a adesão ao Sisu, garantindo a bonificação.
Porém, seis dias depois da adesão, a UFMT recebeu um ofício do MEC solicitando a retificação do termo de adesão, com a exigência de remover a bonificação regional, sob pena de o próprio Ministério da Educação excluir essa medida de ação afirmativa. Apesar disso, a UFMT optou por manter a bonificação no Sisu, em conformidade com a decisão do Consepe.
Já nesta quinta, a Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior (DPPES) da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, informou que foi reaberto a adesão do Sisu com a exclusão definitiva da bonificação regional.
Entenda a polêmica
No dia 21 de novembro, a Universidade revogou a medida de 15% de bonificação na nota do Enem para candidatos que cursaram o Ensino Médio no estado.
Em resposta à suspensão, pais e estudantes fizeram um abaixo-assinado, que contou com mais de 1,7 mil assinaturas no documento protocolado no site da universidade no dia 25 de novembro.
Na época, a consultoria jurídica do Ministério da Educação (Conjur/MEC) informou que, embora as universidades tenham autonomia para definir políticas de ações afirmativas, elas devem ser justificadas com argumentos como: redução de desigualdades sociais e não podem ferir o princípio de isonomia.
No entanto, há duas semanas, a UFMT manteve a medida, após reunião do Consepe. Segundo a instituição, a medida valeria apenas para a nota do Enem de 2024, e, para os próximos anos.
A decisão foi mantida com 69% dos votos dos conselheiros. A reunião também contou com a presença de alunos, pais e professores.
A bonificação
A implantação da oferta de 15% de bonificação na nota do Enem para estudantes que se formaram em Mato Grosso foi aprovada pela UFMT em dezembro de 2023. Conforme o anúncio, o bônus deveria ser concedido a partir deste ano.
À época, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão informou que a nota prioriza estudantes que cursaram ensino médio integralmente no estado, seja na rede pública ou privada, e que também seriam contemplados os candidatos que concluíram o ensino médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), pelo Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Enceja) ou por meio de supletivo, desde que tenha sido no estado.
Notícias dos Poderes
Mato Grosso atinge meta de alfabetização e avança nos primeiros anos do ensino fundamental
Estado tem 60,59% das crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental
14 de Julho de 2025 as 07h35Educação realiza acolhida e capacitação aos novos professores da educação fundamental
09 de Julho de 2025 as 12h14Unemat abre inscrições para processo seletivo especial para 22 cursos
Candidatos podem usar notas do Enem de 2020 a 2024; vagas e cadastro reserva estão distribuídas entre os municípios de Diamantino, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
09 de Julho de 2025 as 07h55Inscrições para o Prouni terminam nesta 6ª; MT tem mais de 3 mil bolsas
s inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 (horário de Brasília).
03 de Julho de 2025 as 13h24Período de férias escolares na rede estadual começa na próxima segunda-feira
03 de Julho de 2025 as 08h11Rede Estadual de Ensino de MT passa a ter 101 escolas cívico-militares, informa Seduc
Elas atendem mais de 80 mil estudantes com a missão de diminuir a evasão e fortalecer o avanço da aprendizagem
02 de Julho de 2025 as 09h38Taxa de analfabetismo em Mato Grosso cai para 3,8% e atinge menor nível desde 2016, diz IBGE
02 de Julho de 2025 as 07h45Estado lança licitação para construir 3 escolas em Sinop
Novas unidades serão erguidas no Jardim das Oliveiras, Daury Riva e Santa Cecília
01 de Julho de 2025 as 16h24