Inclusão
Educação tem programa especial para inclusão de alunos em sala de aula
O dia 26 de setembro é marcado pela homenagem à comunidade surda brasileira como Dia Nacional do Surdo
Educação | 26 de Setembro de 2022 as 14h 39min
Fonte: Ana Rodrigues / Assecom

O dia 26 de setembro é marcado pela homenagem à comunidade surda brasileira como Dia Nacional do Surdo, data em que foi criada a primeira escola de surdos no país, no Rio de Janeiro, em 1857. Mas a comunidade surda não é lembrada apenas na data de homenagem. Isso, porque a Prefeitura de Sinop, por meio do Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva de Sinop – CMEEIS desenvolve ações de inclusão para a comunidade escolar. O CMEEIS atende alunos surdos e deficientes auditivos matriculados na rede municipal de educação, através do Atendimento Educacional Especializado (AEE), em horário de contraturno do aluno, com estratégias e metodologias adaptadas possibilitando, à eles, aprendizagem e socialização utilizando a língua de sinais. Além deste trabalho, o Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva de Sinop, promove curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), com o objeto de divulgar a cultura surda e levar conhecimento a sociedade, viabilizando, assim, o acesso e aprendizado de uma nova língua, como forma de possibilitar a comunicação entre surdos e ouvintes.
A professora especialista em Libras, da AEE, Daniely Gimenes Volpini Rialto, destaca a importância do trabalho realizado pelo município. “O dia de hoje merece o nosso reconhecimento e nós, enquanto município, vemos a importância em promover a acessibilidade à comunidade surda, que clama por direitos e acesso à informação, ao merecido acolhimento e atendimento efetivo”, destaca.
O Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva de Sinop, passou por uma reforma completa, onde foram realizadas obras de adequações arquitetônicas e estruturais, para promover a melhor acessibilidade dos alunos da educação especial que recebem o atendimento educacional especializado. Também foram adquiridos brinquedos e materiais pedagógicos para a estimulação precoce e atendimento diferenciado.
O CMEEIS tem por objetivo principal trabalhar com as adaptações e valorização através de estratégias de planejamento, buscando oferecer respostas educativas às necessidades educacionais dos alunos. São atendidos cerca de 25 alunos por dia, uma média de 480 atendimentos mensais. O Centro, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, configura-se numa visão interdisciplinar e multiprofissional, voltado aos alunos matriculados na rede municipal de educação. O atendimento garante o apoio pedagógico e atendimento multidisciplinar às escolas, com informações e orientações às famílias, de forma gratuita.
O Centro conta com o núcleo de libras, braile, autismo e deficiência múltipla.
Notícias dos Poderes
'Top 50' de MT no Enem tem apenas uma escola pública; ranking
15 de Julho de 2025 as 15h35Estudantes da rede estadual podem se inscrever para Fies 2025
Mato Grosso oferta 1.546 vagas para interessados em cursar ensino superior em instituições privadas
14 de Julho de 2025 as 14h15UFMT abre inscrições para mais de 70 vagas de professor
Provas começam em agosto e salários podem passar de R$ 14 mil
14 de Julho de 2025 as 08h00Mato Grosso atinge meta de alfabetização e avança nos primeiros anos do ensino fundamental
Estado tem 60,59% das crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental
14 de Julho de 2025 as 07h35Educação realiza acolhida e capacitação aos novos professores da educação fundamental
09 de Julho de 2025 as 12h14Unemat abre inscrições para processo seletivo especial para 22 cursos
Candidatos podem usar notas do Enem de 2020 a 2024; vagas e cadastro reserva estão distribuídas entre os municípios de Diamantino, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
09 de Julho de 2025 as 07h55Inscrições para o Prouni terminam nesta 6ª; MT tem mais de 3 mil bolsas
s inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 (horário de Brasília).
03 de Julho de 2025 as 13h24