Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 23 de Agosto de 2025

Menu

Ensino superior humanizado

Com mais de 135 mil profissionais e técnicos formados, Grupo FASIPE ganha destaque em todo Mato Grosso

Educação | 22 de Agosto de 2025 as 16h 41min

Com uma Cidade Universitária e cinco Campus a FASIPE ganha destaque na graduação de profissionais Arquivo

Com mais de 135 mil alunos que foram graduados, pós-graduados ou se tornaram técnicos nas últimas duas décadas, o Instituto de Ensino UNIFASIPE Ltda que aplica aulas 100% presenciais e em uma Cidade Universitária e mais um Campi em Sinop, além dos Campus em Cuiabá, Rondonópolis, Sorriso e Primavera do Leste vem ganhando destaque pelo seu papel social em eventos e de atendimentos realizados através dos acadêmicos dos diversos cursos da instituição.

Formando profissionais nas áreas de Biomedicina; Enfermagem; Psicologia; Fisioterapia; Odontologia; Nutrição; Estética Clínica; Direito; Analista de Sistemas (Informática) Arquitetura e Urbanismo; Administração e Contabilidade, todos cursos de graduação e pós-graduação, entre outros cursos técnicos, o Grupo FASIPE foi recentemente, no último dia 02 de julho deste ano, homenageado com Moções de Aplausos tanto para a instituição como para o professor Deivison Benedito Campos Pinto, diretor-presidente, bem como seu corpo docente.

"É uma instituição de ensino que contribui para a realidade de centenas de milhares de pessoas de Mato Grosso e até mesmo do Brasil e não apenas com a entrega do conhecimento, do ensinamento, mas também com ações de interesses sociais, das cidades e de sua população", lembraram os deputados Carlos Avalone (PSDB) e Faissal Calil (Cidadania), autores da homenagem.

As homenagens reconhecem a atuação destacada da instituição  e de sua liderança na promoção da educação superior, da cultura e do jornalismo como um todo. Entre os motivos que fundamentaram as moções, está o trabalho desenvolvido em parceria com a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – seção Mato Grosso (AJEB‑MT), além da promoção de ações voltadas à valorização da literatura e à formação cidadã.

O reconhecimento também considera o papel estratégico das instituições do Grupo FASIPE na formação de profissionais e na qualificação do ensino no interior mato-grossense, ressaltando os atendimentos a custos sociais em todas as áreas de atuação acadêmica, ou seja, na Biomedicina; na Fisioterapia; na enfermagem; na Odontologia; na Psicologia; no Direito, enfim em todas as áreas de atuação do Grupo FASIPE são promovidas ações que asseguram uma maior interação social entre os acadêmicos e a população, principalmente aquela que depende de suporte dos Poderes Públicos Federal, Estadual e Municipal com reforço de instituições de ensino espalhadas em todo Mato Grosso e porque não dizer no Brasil.

O ex-acadêmico e hoje diretor da FASIPE Cuiabá, Olmir Bampi Jr assinala que o Grupo FASIPE, atua para formar profissionais gabaritados para atender as pessoas no amanhã, mas lembra que o bom profissional depende muito mais dele mesmo pois, "ao receber conhecimento e aplicá-lo de forma ética e visando o bem estar de todos é que se constrói uma sociedade mais justa e igualitária", fria Olmir Bampi acrescentando como o mais importante, o ambiente em que o corpo docente e o corpo discente, ou seja, em que mestre, professores, profissionais e comunidade acadêmica, os alunos, convivem e constroem seus novos conhecimentos.

Olmir Bampi Jr cita como exemplos da convivência interna entre alunos e a externa no atendimento a população interligam o Grupo FASIPE com a população das cidades aonde tem Campus ou a Cidade Administrativa.

"Os cursos da área de saúde, são os mais procurados, pois se trata de atender e manter a qualidade de vida das pessoas, então as unidades da FASIPE contribuem e muito com o Sistema Único de Saúde (SUS), pois mesmo não promovendo atendimento gratuito, para manter a estrutura funcionando, é aplicado um custo social, voltado mesmo para promover o atendimento, ou seja, não representa ganho, nem para a FASIPE, nem para os acadêmicos ou professores", disse o diretor da FASIPE Cuiabá.

Ele pontuou que a fisioterapia e a biomedicina exigem aparelhos, equipamentos, assim como a odontologia, Estética Clínica e a Enfermagem, portanto, o custo social é voltado apenas para manter os atendimentos realizados.

"A Clinica Escola Fasiclin - Curso Biomedicina promove uma média de 1.800 atendimentos por mês, enquanto o curso de Fisioterapia gira em torno de 920 atendimento. Já o curso de Odontologia realiza uma média de 600 atendimentos por mês, assinalando que o paciente de odontologia, mais até mesmo que os de outra área necessariamente precisarão, dependendo dos problemas de vários atendimentos e alguns deles com custo elevados se for necessário o uso de produtos importados", disse Bampi Jr.

Ele ainda citou o curso de Psicologia com 450 atendimentos/mês, também outra demanda que existe vários atendimentos e o curso de Nutrição com 150 atendimentos/mês. O curso de Estética está entre os mais procurados, mas como ele demanda não apenas do profissional cedido pela FASIPE, mas de produtos que invariavelmente estão entre os mais onerosos, acaba reduzindo drasticamente os atendimentos para 20 por mês.

O curso de Direito, que é da área de Humanas, tem uma procura sempre crescente, mas invariavelmente quem procura o Núcleo de Prática Jurídica que presta atendimento aos assistidos que fazem jus ao benefício da gratuidade de Justiça, comprovando sua hipossuficiencia econômica, tem em andamento cerca de 450 processos correndo em diversas áreas da Justiça.

"Neste caso temos uma situação inversa, pois a procura é grande, mas ela vem sempre acompanhada pela angústia de quem necessita acionar à Justiça que por si só tem uma demora mais acentuada, desde que não seja um caso emergencial, como pedidos de liminar para atendimento de Saúde que em sua grande parte já são realizados pelas Defensorias Públicas", disse o diretor da FASIPE Cuiabá, satisfeito com os resultados que a entidade tem obtido não apenas no atendimento a população, mas na relação com a sociedade e com as organizações sociais que reconhecem a importância do trabalho colocado em prática pela instituição de ensino superior, não apenas no ensino dos acadêmicos, mas no dia-a-dia das cidades e de seu povo.

Olmir Bampi Jr, assinalou que além desse atendimento proporcionado a comunidade, a FASIPE desenvolve em suas atividades de extensão, ações em colaboração com escolas, participação em ações sociais de comunidades e os congressos realizados e também o Brasipe - Churrasco com Banana, que é uma festa que envolve os acadêmicos com o objetivo de desenvolver a prática do empreendedorismo e aproximação com a comunidade.

"Mais do que formar bons profissionais, procuramos nas ações fora das unidades escolares, aproximar, estudantes e futuros profissionais da população, para que eles reconheçam que existem diferentes realidades e motivações, o que torna importante a participação deles estudantes enquanto instrumento de atendimento; da FASIPE enquanto instituição que promove transformações, dos professores enquanto elo de ligação do futuro profissional com a realidade que irão encontrar após estarem preparados para o mercado e também dos próprios profissionais que atuam indiretamente na FASIPE para que o ambiente escolar e de aprendizado permita que eles absorvam mais conhecimento e mais sensibilidade com todas as pessoas", concluiu Olmir Bampi Jr.