Empresas comemoram
SPC e Serasa podem voltar a incluir inadimplentes no cadastro em carta registrada
Nova legislação que obrigava notificação por AR é revogada após 70 dias
Economia | 06 de Abril de 2015 as 10h 59min
Fonte: Jamerson Miléski

A nova norma para a notificação e inclusão dos inadimplentes nos serviços de proteção ao crédito durou menos de 70 dias. Após intensa mobilização das entidades de classe que representam o comércio, o governo do Estado revogou a obrigatoriedade de notificar os consumidores por Carta Registrada com AR (Aviso de Recebimento). A lei, que começou a vigorar em 20 de janeiro deste ano, determinava que os serviços de proteção ao crédito comunicassem os inadimplentes, com a confirmação dos mesmos, antes de negativá-los.
A nova legislação, desfazendo a anterior, foi publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do dia 1º de abril. A Lei 10.272/15 traz de volta a notificação aos inadimplentes que terão seus nomes registrados nos serviços de proteção ao crédito. A comunicação será feita por uma carta de notificação e não há mais a obrigatoriedade de ser feita por Carta Registrada com AR (Aviso de Recebimento).
Segundo Otacílio Peron, advogado da Federação dos Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL-MT), a lei havia transformado Mato Grosso em uma ilha dentro do país por ter uma legislação diferente dos demais Estados. Além do custo com a negativação do consumidor que passou a ser 6 vezes superior ao praticado anteriormente, o aumento do risco para as empresas reduziu a oferta de crédito para o consumidor. “Inclusive provocava alteração de valores e piores condições de acesso ao crédito. Infelizmente o bom pagador estava sendo prejudicado pelo mau pagador, o aumento no custo e risco seriam repassados para o consumidor, pois quanto maior o risco, piores são as condições de acesso ao crédito”, alertou o gerente executivo da CDL Cuiabá Fábio Granja.
Com a nova legislação o SPC, Serasa e demais bancos de dados de inadimplentes, poderão incluir consumidores em seus cadastros apenas com uma notificação normal, como uma correspondência para o endereço registrado na loja ou comércio, sem a necessidade de confirmação do recebimento.
Notícias dos Poderes
Empresários paulistas demonstram interesse em abrir filial de indústria de chumbadas ecológicas em Sinop
10 de Novembro de 2025 as 10h00‘Inflação climática’ afeta preços de alimentos da cesta básica
10 de Novembro de 2025 as 11h30Salários de até R$ 16 mil: Caixa publica edital de concurso nesta sexta-feira
Seleção é para cargos de nível superior, com oportunidades para engenheiros, arquitetos e médicos do trabalho. Provas estão marcadas para fevereiro de 2026.
07 de Novembro de 2025 as 14h31Transparência e tecnologia; a nova era do crédito consignado responsável
07 de Novembro de 2025 as 12h13Construção civil cresce em Sinop e registra quase o dobro de área construída em outubro
06 de Novembro de 2025 as 13h40Secretária explica quais impostos podem ser renegociados pelo Refis 2025; veja
06 de Novembro de 2025 as 14h00Quanto rende R$ 1 mil em Tesouro Direto, CDB e poupança com Selic mantida em 15%
Esse é o maior nível da Selic desde 2006. De um lado, os financiamentos e empréstimos continuam caros, mas de outro, o retorno da renda fixa continua bastante atrativo
06 de Novembro de 2025 as 10h33Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
Cerca de 25 milhões de brasileiros vão pagar menos imposto
05 de Novembro de 2025 as 20h08