Estado
Rede de postos de combustível de MT suspende venda de etanol
Economia | 02 de Janeiro de 2020 as 14h 22min
Fonte: Mídia News

A rede de postos Aldo, com unidades em diversas cidades de Mato Grosso, emitiu um aviso de que não vende mais etanol a partir do dia 1º de janeiro, em razão da modificação da lei que concede incentivos fiscais no Estado de Mato Grosso.
“Não temos Etanol – Governo do Estado MT inviabilizou a venda”, consta em um aviso afixado em frente a um posto na BR-163, na Capital. No ano passado, a Assembleia Legislativa aprovou uma lei encaminhada pelo governador Mauro Mendes (DEM) para restituir os incentivos fiscais no Estado a partir do dia 1º de janeiro.
Dentre os setores que tiveram revisão de incentivos, está o etanol. Pela legislação, o Estado poderia cobrar até 25% de ICMS sobre o produto e estava, segundo o Executivo, cobrando 10,5%. Com a alteração da legislação, esta cobrança foi para 12,5%.
Conforme a assessoria de imprensa do Sindpetróleo (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Mato Grosso), a nova legislação inviabilizou a operação de etanol nos Postos Aldo, que tem como foco a venda de óleo diesel.
“Os postos Aldo acabam tendo uma despesa muito mais alta que o normal para revender etanol. Com a alta nas usinas, os preços aumentaram nas distribuidoras e portanto os postos repassam ao consumidor final”, informou a assessoria do Sindipetróleo em nota.
“Esta decisão dos postos Aldo é particular da rede. Uma decisão comercial, mas que também é uma forma de protestar, pois para eles a revenda de etanol foi inviabilizada”, completou.
Em comunicado recente, o Governo de Mato Grosso classificou como “fake news” o aumento de preços de determinados produtos devido a nova legislação. O Executivo ainda disse que não cederá a pressão de empresários.
“Este tipo de pressão não funciona com o Governo. Não haverá nenhum tipo de mudança das medidas implementadas até o presente momento”, disse o governador Mauro Mendes na última semana”, afirmou o Executivo.
Notícias dos Poderes
Exportações de carne de MT para os EUA despencam 73%
28 de Julho de 2025 as 09h00Número de inadimplentes em Mato Grosso recua; 1,2 milhão segue negativado
28 de Julho de 2025 as 09h34Energia elétrica ficará mais cara em agosto com bandeira vermelha nível 2
Aneel anuncia cobrança adicional de R$ 7,87 por 100 kWh consumidos diante da diminuição de chuvas
26 de Julho de 2025 as 14h38Com “tarifaço” de Trump e peso valorizado, Brasil amplia as exportações para a Argentina
Em meio ao conflito com os EUA pelas tarifas de Trump, o Brasil viu um salto expressivo nas vendas à Argentina, impulsionado também pela valorização do peso argentino que ampliou a competitividade dos produtos brasileiros no mercado vizinho.
25 de Julho de 2025 as 08h10Aviação brasileira bate recorde e registra quase 62 milhões de passageiros em seis meses
Número representa um aumento de 10% quando comparado ao mesmo período de 2024
23 de Julho de 2025 as 08h00Secretário do Comércio dos EUA reafirma que tarifas começam em 1° de agosto
Segundo o secretário, que está confiante em um acordo com a União Europeia (UE), países menores, como nações da América Latina, Caribe e África, pagarão a tarifa base de 10%
20 de Julho de 2025 as 09h19Café mais barato no mercado: entenda por que os preços começaram a cair após 16 meses de alta
Após mais de um ano de aumentos consecutivos, consumidor começa a sentir alívio no bolso. Queda é impulsionada por safra robusta e mudanças no cenário internacional.
19 de Julho de 2025 as 11h06Inflação de Sinop sobe, mas alimentos ficam mais baratos
Levantamento mostra o comportamento dos preços ao consumidor no mês de junho
17 de Julho de 2025 as 17h17