Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 01 de Agosto de 2025

Menu

FIEMT se manifesta

Nova tarifa dos EUA ameaça exportações de Mato Grosso e preocupa indústria local

Economia | 31 de Julho de 2025 as 13h 00min
Fonte: Unica News

Foto: Divulgação

A decisão do governo dos Estados Unidos de impor uma tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros, elevando o imposto de importação para 50%, acende um alerta vermelho para a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).

A medida, formalizada nessa quarta-feira (30), promete impactar diretamente as exportações do estado, especialmente os produtos industrializados, que respondem por cerca de 90% do total enviado por Mato Grosso ao mercado norte-americano.

Dos seis principais produtos exportados por Mato Grosso aos EUA, cinco foram atingidos pela nova tarifa, escapando apenas o ouro. Itens como carne bovina, gelatina, gordura animal (sebo), soja e madeira perfilada deverão sentir os efeitos econômicos imediatos dessa elevação tributária.

Vale ressaltar que esses seis produtos, juntos, concentram impressionantes 98% das exportações mato-grossenses para os Estados Unidos.

Em um panorama mais amplo, a taxação afeta 41 dos 54 produtos que Mato Grosso exporta para os EUA, o que representa 76% do total.

Em 2024, as exportações do estado para o país norte-americano totalizaram US$ 415 milhões, sendo que os produtos agora tarifados somaram US$ 266 milhões (65% do total).

A lista dos principais produtos de Mato Grosso exportados para os EUA inclui:

Carne Bovina

Ouro

Gelatina

Gordura animal (sebo)

Soja

Madeira perfilada

A Fiemt destaca que o avanço das relações comerciais e o protagonismo do setor industrial mato-grossense no comércio internacional são evidentes.

No entanto, a Federação considera que medidas unilaterais como essa comprometem a previsibilidade, a segurança jurídica e a confiança entre as nações.

A indústria de Mato Grosso tem buscado ampliar sua presença internacional com foco na sustentabilidade e na agregação de valor aos seus produtos.

A Fiemt informa que permanece atenta e mobilizada, atuando em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e as autoridades brasileiras para buscar soluções para o impasse.

A análise que embasou as informações foi realizada pelo Observatório de Mato Grosso do Sistema Fiemt, utilizando a nomenclatura Sistema Harmonizado (SH) 6, dados do ComexStat e os produtos não tarifados indicados no Anexo I da nota oficial publicada pela Casa Branca em 30 de julho.