Indicador
MT tem pontuação abaixo da média nacional e a menor do CO no Mapa do Score da Serasa
Indicador analisa o termômetro que mensura a probabilidade de o consumidor honrar seus compromissos financeiros. Score médio dos brasileiros está em 548 de MT em 524 Redação MT Econômico Publicado 23 de maio de 2025 Compartilhe
Economia | 23 de Maio de 2025 as 12h 02min
Fonte: MT econômico

O principal termômetro de crédito do país agora ganha um indicador semestral. Duas vezes ao ano, a Serasa apresentará ao país o Mapa do Score, com as médias da pontuação de crédito segmentadas por faixa etária, regiões e estados. O objetivo da Serasa ao lançar o Mapa do Score é oferecer uma visão mais detalhada e personalizada sobre o comportamento de crédito dos brasileiros.
Na região Centro Oeste, a pontuação média do Score é de 533 pontos. O Estado do Mato Grosso possui 524 pontos e é a menor pontuação da região. Já Goiás tem 538 pontos, seguida de Distrito Federal com 533 e Mato Grosso do Sul com 527.
O Score de crédito, com pontuação que varia de 0 a 1.000, é um indicador importante da saúde financeira dos consumidores. Segundo pesquisa da Serasa, 84% já consultaram a pontuação de crédito, sendo que 35% deles consultam o Score uma vez ao mês.
Utilizado pelas principais empresas do país para avaliar a probabilidade dos consumidores de honrar seus compromissos financeiros, a pontuação pode simplificar o acesso ao crédito para aqueles com o Score mais alto. “Esse indicador é de grande interesse para muitos brasileiros que, além de conhecer sua própria pontuação, buscam entender como ela se compara à média nacional e quais estratégias podem adotar para aumentá-la”, explica Wesley Brandão, especialista da Serasa.
SCORE NO BRASIL – De acordo com os dados mais recentes, coletados no primeiro trimestre de 2025, a média nacional do Score está em 548 pontos. Esse valor se enquadra na faixa “bom”, que abrange pontuações entre 501 e 700. “Isso indica que, em média, o consumidor brasileiro apresenta um perfil considerado positivo, com boas chances de cumprir seus compromissos financeiros nos próximos seis meses”, explica Wesley.
As faixas etárias revelam diferenças significativas no comportamento de crédito. A população com mais de 65 anos possui a maior média nacional, com 609 pontos, seguida pelo grupo de 51 a 65 anos, que registra 584 pontos. Em contrapartida, a média diminui gradualmente entre os mais jovens: consumidores de 18 a 25 anos apresentam a menor pontuação, com 505 pontos.
“O modelo da pontuação valoriza os hábitos de pagamento e o histórico de relacionamento com o crédito do consumidor”, reforça Wesley. “Dessa forma, os jovens ainda estão no início da jornada de crédito, aprendendo a lidar com o primeiro cartão ou o primeiro empréstimo. Por sua vez, o consumidor na faixa dos 50 anos já tem mais experiência e, em sua maioria, conta com mais contratos concluídos, débitos quitados e mais interação em geral com o crédito”.
SERASA SCORE NA PRÁTICA – A pontuação de crédito é baseada em diversos fatores que refletem o comportamento financeiro do consumidor. Cada um dos seis pilares principais conta com um peso específico na composição da pontuação. São eles:
– Hábitos de pagamento de contratos (como empréstimos, parcelamentos, crédito de crédito e contas de consumo oriundos do Cadastro Positivo): 29%
– Experiência de mercado (tempo de relacionamento com o mercado de crédito): 24%
– Dívidas em aberto: 21%
– Busca por crédito e consultas ao CPF: 12%
– Informações cadastrais: 8%
– Quantidade e tempo de contratos de crédito ativos: 6%
COMO CONSULTAR O SERASA SCORE? – Consumidores podem acessar gratuitamente sua pontuação de crédito pelo site ou aplicativo da Serasa. Basta criar uma conta ou fazer login na plataforma para visualizar o Score e acompanhar seu histórico de alterações ao longo do tempo.
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