Em entrevista
Lula diz que Brasil taxará os EUA caso Trump imponha tarifas sobre produtos brasileiros
Economia | 30 de Janeiro de 2025 as 15h 32min
Fonte: Isto é

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que, se novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidir impor tarifas de importação sobre produtos brasileiros, o Brasil vai responder com taxas sobre os produtos norte-americanos.
Em entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto, Lula ainda criticou Trump por retirar os EUA do Acordo de Paris e da Organização Mundial da Saúde (OMS), classificando as decisões como uma “regressão”.
O presidente dos Estados Unidos mencionou o Brasil em diferentes ocasiões. “Índia nos taxa muito. Brasil nos taxa muito. Se eles querem nos cobrar está bem, mas nós vamos cobrar o mesmo”, disse em uma coletiva de imprensa pouco antes de assumir para seu terceiro mandato.
Lula diz rir de Kassab
Outro político comentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o ex-ministro Gilberto Kassab. O presidente disse ter dado risadas da declaração do presidente nacional do PSD, que afirmou que, se a eleição presidencial ocorresse hoje, o petista não seria reeleito.
“Comecei a rir [da crítica]. Ele disse que, se a eleição fosse hoje, eu perderia, mas olhei no calendário e vi que a eleição é só daqui a dois anos, então fiquei despreocupado“, disse Lula a jornalistas nesta quinta-feira, 30.
Durante participação em um evento empresarial na quarta-feira, 29, em São Paulo, Kassab reconheceu a força política de Lula, mas afirmou que “se fosse hoje, o PT não estaria na condição de favorito. Eles perderiam a eleição”.
Suas críticas mais severas foram direcionadas à política econômica do governo, personificada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. “Haddad não consegue se impor no governo. Um ministro da economia fraco é sempre um péssimo indicativo”, disse.
Kassab, vale lembrar, chefia uma legenda que comanda os ministérios da Agricultura, Pesca e Aquicultura e Minas e Energia e abriga importantes aliados do petismo no Congresso. Ao mesmo tempo, é secretário de governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), potencial opositor de Lula em 2026, em São Paulo.
Notícias dos Poderes
Quanto rende R$ 1 mil em Tesouro Direto, CDB e poupança com Selic mantida em 15%
Esse é o maior nível da Selic desde 2006. De um lado, os financiamentos e empréstimos continuam caros, mas de outro, o retorno da renda fixa continua bastante atrativo
06 de Novembro de 2025 as 10h33Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
Cerca de 25 milhões de brasileiros vão pagar menos imposto
05 de Novembro de 2025 as 20h08Profissões em alta para 2026: veja cargos mais procurados e salários que chegam a R$ 86 mil
Levantamento da Robert Half mostra cargos em alta, setores com mais vagas e habilidades que garantem remuneração acima da média, além de trazer a projeção salarial para mais de 400 cargos.
05 de Novembro de 2025 as 13h00Nota MT vai sortear 2 mil ingressos para etapa da Stock Car em Cuiabá
A ação integra as atividades de incentivo à cidadania fiscal, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer
05 de Novembro de 2025 as 08h23Orçamento 2026 mantém responsabilidade fiscal do Estado e amplia investimentos em áreas essenciais
Dados do PLOA 2026 foram apresentados em audiência pública na ALMT nesta terça-feira (4)
05 de Novembro de 2025 as 09h22Mais de 50% da população de MT está inadimplente e pode renegociar dívidas
Principais dívidas são contraídas por causa do cartão de crédito, seguido de contas básicas como luz, água e gás.
04 de Novembro de 2025 as 11h51Bancos promovem mutirão nacional para facilitar quitação de débitos até 30 de Novembro
Mais de 160 instituições financeiras participam da ação que oferece parcelamentos, descontos e redução de juros para quem busca regularizar pendências financeiras.
04 de Novembro de 2025 as 05h49Os 50 carros mais vendidos do Brasil em outubro de 2025
Volkswagen Tera já é o segundo veículo leve mais vendido do país; com 247 mil emplacamentos, mês teve crescimento ante setembro, mas queda em relação ao ano passado
04 de Novembro de 2025 as 11h21