Sinop
Empresários focam no Whats e no Insta, mas consumidores usam mais o Google
Pesquisa mostra erro de estratégia dos empresários locais na hora de usar a internet para vender
Economia | 29 de Outubro de 2021 as 18h 05min
Fonte: Jamerson Miléski

Quem vende está apostando no Whatsapp e no Instagran. Mas quem quer comprar, começa procurando no Google. É o que mostra a pesquisa realizada pelo departamento de Economia da Unemat Sinop, em parceria com a CDL Sinop, neste mês de outubro. O levantamento ouviu 90 empresários e 200 consumidores para apurar como cada um desses grupos tem utilizado a internet para fazer negócios.
Entre os empresários, 84% declararam que utilizam algum tipo de ferramenta de comércio eletrônico para alavancar suas vendas. Quando questionados sobre qual é a ferramenta, 41% dos empresários responderam que usam o WhatsApp para alavancar vendas. Outros 37% disseram que preferem o Instagram, 16% o Facebook e 6% entrega na mão de “influencers”. Nenhum empresário disse que foca no Google para alavancar vendas.
Do outro lado do balcão, 72% dos consumidores disseram que pesquisam preços na internet antes de ir comprar no comércio local. Quando a pesquisa é sobre produtos, 45% utilizam o Google e 27% utilizam o Instagram. Apenas 3% dos consumidores disseram que usam o WhatsApp para encontrar produtos.
O degrau fica ainda maior quando o assunto é pesquisa de preço: 55% dos consumidores usam o Google para saber quanto custa. 10% vão no Instagram e os mesmos 3% seguem com o WhatsApp.
Embora 72% dos consumidores tenham declarado que usam a internet para pesquisar produtos e preços, 66% prefere fazer compras no comércio local. Difícil será esses consumidores esbarrarem nas ofertas ou produtos dos lojistas de Sinop. Além do fato dos empresários apostarem no Whats e no Insta enquanto os consumidores estão procurando no Google, os comerciantes ainda tratam a venda eletrônica como algo “secundário”.
Só 30% dos empresários de Sinop acreditam que sofrem concorrência direta com as lojas virtuais. Além disso, apenas 20% dos empresários disseram fazer campanhas de marketing digital. Ou seja, da amostragem colhida pelo departamento de Economia da Unemat, uma a cada 5 empresas usa a internet para promover seus produtos ou negócios.



Notícias dos Poderes
Transparência e tecnologia; a nova era do crédito consignado responsável
07 de Novembro de 2025 as 12h13Construção civil cresce em Sinop e registra quase o dobro de área construída em outubro
06 de Novembro de 2025 as 13h40Secretária explica quais impostos podem ser renegociados pelo Refis 2025; veja
06 de Novembro de 2025 as 14h00Quanto rende R$ 1 mil em Tesouro Direto, CDB e poupança com Selic mantida em 15%
Esse é o maior nível da Selic desde 2006. De um lado, os financiamentos e empréstimos continuam caros, mas de outro, o retorno da renda fixa continua bastante atrativo
06 de Novembro de 2025 as 10h33Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
Cerca de 25 milhões de brasileiros vão pagar menos imposto
05 de Novembro de 2025 as 20h08Profissões em alta para 2026: veja cargos mais procurados e salários que chegam a R$ 86 mil
Levantamento da Robert Half mostra cargos em alta, setores com mais vagas e habilidades que garantem remuneração acima da média, além de trazer a projeção salarial para mais de 400 cargos.
05 de Novembro de 2025 as 13h00Nota MT vai sortear 2 mil ingressos para etapa da Stock Car em Cuiabá
A ação integra as atividades de incentivo à cidadania fiscal, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer
05 de Novembro de 2025 as 08h23Orçamento 2026 mantém responsabilidade fiscal do Estado e amplia investimentos em áreas essenciais
Dados do PLOA 2026 foram apresentados em audiência pública na ALMT nesta terça-feira (4)
05 de Novembro de 2025 as 09h22