Nova rota
Em atrito com os EUA, a China investe para ligar o Brasil ao Pacífico
China busca construção de corredor bioceânico para estabelecer nova rota comercial via Argentina, Brasil, Chile e Paraguai
Economia | 22 de Abril de 2025 as 07h 35min
Fonte: Metrópoles

A China está empenhada na construção de nova rota para conectar o Atlântico e o Pacífico, atravessando Argentina, Brasil, Chile e Paraguai, de modo a facilitar o intercâmbio comercial da Ásia com a América do Sul. Apesar de não ser novo, o projeto se insere no meio da guerra comercial que o gigante asiático trava com os Estados Unidos de Donald Trump.
O principal objetivo do corredor é permitir que o Brasil e os vizinhos sul-americanos evitem as rotas tradicionais de navegação do Atlântico, reduzindo significativamente os tempos de trânsito e os custos logísticos para exportações agrícolas, como soja, carne e grãos.
Uma delegação chinesa esteve recentemente o Brasil para discutir grandes projetos de infraestrutura, incluindo o Corredor Bioceânico (veja detalhes abaixo). A visita ocorreu no contexto dos acordos estratégicos assinados pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) e Xi Jinping (China) durante a visita de Estado de Xi ao Brasil em novembro do ano passado. O presidente brasileiro vai retribuir a visita no próximo mês de maio.
Canal do Panamá
Travessia-chave para o comércio marítimo internacional, o Canal do Panamá foi inaugurado no começo do século passado como alternativa para encurtar distâncias. Ele possui 77,1 quilômetros de extensão, e o tempo aproximado para cruzá-lo varia entre 20 e 30 horas. A alternativa ao canal é contornar o continente, nas pontas meridionais da África e da América do Sul, ou o Canal de Suez.
Em fevereiro, o Panamá se retirou do projeto Novas Estradas da Seda, em decisão tomada sob pressão de Trump, que alega que o Canal do Panamá está sob o controle de Pequim.
Trata-se de uma vitória diplomática para Washington, que teme a crescente influência de Pequim, especialmente sobre essa infraestrutura estratégica, vista pelos EUA como um risco à segurança. Como o Canal do Panamá é ponto central para o comércio mundial, o afastamento de Pequim fortalece a influência norte-americana na região.
Desde 2017, Pequim tem investido pesadamente no Panamá, sobretudo em portos e logística, buscando facilitar seu comércio. Na condição de segundo maior usuário do canal depois dos EUA, a China esperava ter condições mais favoráveis para seus negócios.
Agora, o Corredor Bioceânico é visto como uma alternativa ao Canal do Panamá, que vinha garantindo a Pequim uma influência crescente na América Latina, antes “quintal” dos EUA.
O governo brasileiro já trabalha, via Ministério do Planejamento e Orçamento, com o desenvolvimento das cinco rotas de Integração e Desenvolvimento Sul-Americano, que fazem parte da agenda da integração regional. A pasta desenhou as cinco rotas após consulta aos 11 estados brasileiros que fazem fronteira com os países da América do Sul.
As rotas têm o duplo papel de incentivar e reforçar o comércio do Brasil com os países da América do Sul e reduzir o tempo e o custo do transporte de mercadorias entre o Brasil e os seus vizinhos e a Ásia.
No total, as rotas de integração contam com 190 obras que já estão no PAC e, por isso, têm recursos assegurados no orçamento. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aportou US$ 3 bilhões, e os bancos regionais de desenvolvimento – Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) e Fonplata — aportaram mais US$ 7 bilhões. Mas ainda será necessário investimento em outros projetos de logística, em que podem entrar os chineses.
a estimativa do governo brasileiro, as rotas poderão estar funcionando entre 2025 e 2027.
Veja detalhes:
Visita ao Brasil
Na semana passada, em visita ao Brasil, os chineses se encontraram com representantes estaduais de Mato Grosso, Goiás, Rondônia e Acre para discutir as redes rodoviária, ferroviária e hidroviária do país. Eles visitaram, por exemplo, a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), localizada em Goiás, obra que visa conectar as áreas produtoras de commodities agrícolas da região à malha ferroviária existente e aos portos do litoral brasileiro.
Eles também visitaram o porto de Ilhéus (BA) e o porto de Santos (SP), este último um dos maiores da América Latina, que está sendo expandido com investimento de US$ 486 milhões pela COFCO International, gigante chinesa do agronegócio.
Na terça-feira (15/4), a comitiva chinesa também se reuniu com integrantes dos Ministérios dos Transportes, do Planejamento e Orçamento, da Agricultura e Pecuária e da Agência Infra S.A para conhecer parte da carteira do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
“Estamos honrados em receber a delegação chinesa. Esta é uma oportunidade de estreitar nossos laços e mostrar a viabilidade para a construção desse corredor”, afirmou o secretário especial do Novo PAC, Maurício Muniz.
Chile e Brasil discutem rota
O Chile apresentou na última segunda-feira (14/4) o plano de obras de infraestrutura do Corredor Rodoviário Bioceânico. Em andamento há uma década, é considerado um dos projetos de infraestrutura mais importantes da América Latina, abrangendo 2.400 km.
O programa será um dos pontos centrais de discussão durante a visita oficial que o presidente do Chile, Gabriel Boric, fará ao Brasil na próxima semana.
Na quarta-feira (23/4), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, que comanda o projeto Rotas de Integração Sul-Americana, estará com o ministro da Economia do Chile, Nicolas Grau, e empresários de diversos setores produtivos dos dois países. O evento será realizado na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília (DF).
“Será um momento fundamental, porque fortalecerá os laços de confiança entre os setores público e privado dos dois países. Cada um está em uma ponta: o Chile diante do Pacífico e o Brasil diante do Atlântico. A rota bioceânica permitirá uma aproximação que trará mais empregos e mais renda para os dois países”, afirmou Tebet.
A ministra esteve no país asiático em meados de 2024, para buscar parcerias com a iniciativa privada e com o governo chinês.
A principal rota que passa por Brasil e Chile é a Bioceânica de Capricórnio, que liga os portos brasileiros do sul do Brasil, nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, aos portos de Antofagasta, Iquique e Mejillones, no Chile, passando pela região do Chaco paraguaio e pelas províncias argentinas de Salta e Jujuy.
“É uma boa notícia, porque se trata de um integração real e concreta”, afirmou Boric durante cerimônia no Palácio de La Moneda, em Santiago.
O plano do presidente Boric prevê o desenvolvimento de 22 projetos de infraestrutura no Chile, com foco na melhoria das rodovias e na criação de novos pontos de controle aduaneiro e policial.
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