Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 06 de Novembro de 2025

Menu

Sinop

Construção civil cresce em Sinop e registra quase o dobro de área construída em outubro

Economia | 06 de Novembro de 2025 as 13h 40min
Fonte: Assecom

Foto: Divulgação

O setor da construção civil segue em ritmo intenso em Sinop e reforça sua importância para o desenvolvimento econômico do município. Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação mostram que, em outubro de 2025, foram emitidos 134 alvarás de construção, totalizando 82.615,80 metros quadrados de área edificada. O número é quase o dobro do registrado no mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 48.694,27 metros quadrados.
 
Segundo o levantamento, o volume de obras confirma o dinamismo do mercado imobiliário local e o avanço na regularização de edificações. Em 2025, até o mês de outubro, Sinop já alcançou 609.657,48 metros quadrados construídos.
 
Entre os tipos de obras com maior número de alvarás emitidos em outubro estão as construções unifamiliares, com 61 registros, seguidas das comerciais, com 44, e das multifamiliares, com 20. As obras mistas somaram nove autorizações, enquanto não houve registros na categoria institucional. O balanço ainda aponta a emissão de 369 habite-ses, 22 renovações de alvarás, três demolições e seis autorizações de publicidade no período.
 
A secretária municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso destacou que o desempenho do setor reflete diretamente o desenvolvimento econômico de Sinop. “O aumento expressivo da metragem construída neste mês reflete a retomada do ritmo de obras no município e o fortalecimento do setor da construção civil, que é um dos principais indicadores do desenvolvimento urbano e econômico de Sinop”, disse.
 
Ela também comentou sobre a importância do levantamento para o acompanhamento do desenvolvimento do município. “A Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação acompanha de perto esses números para garantir que o crescimento da cidade aconteça de forma planejada, com infraestrutura adequada e dentro das diretrizes do Plano Diretor. Esse monitoramento é essencial para orientar políticas públicas e assegurar que o avanço da construção civil se traduza em qualidade de vida para a população”, destacou.
 
A expectativa da pasta é manter o volume de emissões até o fim do ano e consolidar Sinop entre as cidades com maior dinamismo na construção civil em Mato Grosso. Para a secretária, os números demonstram a força econômica e o planejamento urbano do município. “O crescimento de Sinop é resultado de planejamento e da confiança de quem investe aqui. A cidade avança com equilíbrio e estrutura, o que reforça seu papel de destaque no cenário estadual”, concluiu.