Mercado
Carro 1.0 0km sai a partir de R$ 80 mil; veja o 13 ‘milzinhos’ de entrada do Brasil
A lista de carros 1.0 aspirados engloba 13 modelos no total, distribuídos entre hatches subcompactos e compactos, sedans pequenos e SUVs de entrada
Economia | 16 de Junho de 2025 as 08h 10min
Fonte: Isto é

Geralmente, quem busca por carros com motor 1.0 aspirado, sempre acoplado a um câmbio manual aqui no Brasil, prefere economizar combustível ao invés de ter um melhor desempenho. Por via de regra, os “milzinhos” conquistam pelo baixo consumo e menores emissões de poluentes. De quebra, costumam custar menos, já que esse powertrain quase sempre equipa as versões de entrada dos modelos.
Mas, quais os carros 1.0 aspirados 0 km disponíveis no mercado nacional? São treze no total, distribuídos entre hatches subcompactos e compactos, sedans pequenos e SUVs de entrada. Spoiler: seis deles são de marcas do Grupo Stellantis, hoje dono de Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, Ram e afins.
Os 13 carros 1.0 aspirados vendidos no Brasil
Fiat Mobi
Vendido entre R$ 79.990 (Like) e R$ 81.990 (Trekking), traz motor 1.0 Firefly de três cilindros, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. São 71/75 cv de potência com 10,0/10,7 mkgf de torque (gas/eta). Convence pela economia de combustível e agilidade para o trânsito urbano, ainda que tenha limitações de espaço interno.
Renault Kwid
O modelo da Renault, arquirrival do Mobi, tem mais versões no catálogo: Zen (R$ 79.790), Intense (R$ 82.990), Iconic (R$ 86.490) e Outsider (R$ 86.590). O motor de todas é o 1.0 SCe de 12 válvulas e aspiração natural, com 68/71 cv de potência e 9,4/10,0 mkgf de torque (gas/eta), junto do câmbio manual de cinco marchas. Frente ao concorrente da Fiat, tem melhor espaço interno e maior porta-malas.
Fiat Argo
Hoje, o Argo só tem duas versões com motor 1.0: uma de entrada sem nome (R$ 90.990) e a Drive (R$ 92.990). As duas utilizam o mesmo powertrain do Mobi: motor 1.0 Firefly com três cilindros e seis válvulas, rendendo 71/75 cv de potência com torque de 10,0/10,7 mkgf (gas/eta). O câmbio é manual de cinco marchas, também. O Argo 1.0 convence pela dirigibilidade fácil e espaço interno agradável, além do baixo consumo.
Fiat Cronos
O Cronos é o sedan do Argo, literalmente, e só traz motor 1.0 em uma versão, a Drive de entrada (R$ 103.490). Desponta com um dos maiores porta-malas dentre os três volumes (525 litros), e mantém economia e folga interna do irmão hatch. Também compartilha o 1.0 Firefly de até 75 cv e 10,7 mkgf (etanol), bem como o câmbio manual de cinco marchas.
Hyundai HB20
Competindo com o Argo, o Hyundai HB20 também só tem duas versões com motor 1.0 aspirado: Comfort (R$ 95.790) e Limited (R$ 99.990). As duas usam o 1.0 Kappa de três cilindros, que entrega 75/80 cv de potência com 9,4/10,2 mkgf de torque (g/e), em parceria com o câmbio manual de cinco marchas. O HB20 oferece, principalmente, bons itens de série (como os 6 airbags de série) e direção fácil para o uso urbano.
Hyundai HB20 Sedan
Nos mesmos moldes do hatch, está o HB20 Sedan, que também é oferecido em duas versões “milzinhas” manuais: Comfort por R$ 104.290 e Limited por R$ 106.490. O motor 1.0 de até 80 cv e 10,2 mkgf de torque é o mesmo do HB20 Hatch, mas o sedan entrega maior porta-malas e o mesmo nível de facilidade para dirigir.
Citroën C3
O C3 é, hoje, o modelo mais barato da Citroën no mercado brasileiro. E também o hatch compacto de tamanho “normal” mais em conta do Brasil: parte de R$ 81.400 na versão Live de entrada, e segue com motor 1.0 aspirado na Live Pack (R$ 89.400) e Feel (R$ 92.400). O motor é o mesmo de Mobi, Argo e Cronos: 1.0 Firefly de até 75 cv de potência e 10,7 mkgf de torque, casado ao câmbio manual de cinco marchas. Conquista pelo espaço interno amplo, bom porta-malas e suspensão altinha.
Citroën Basalt
O Basalt é um irmão SUV coupé do C3, tanto que, da coluna B para frente, são praticamente o mesmo carro. O Basalt usa o motor 1.0 Firefly em apenas uma versão, a Feel de entrada (R$ 101.490), com os mesmos 75 cv e 10,7 mkgf, e câmbio manual de cinco marchas idêntico ao do C3. Espaço interno e porta-malas do Basalt chegam a impressionar (muito generosos), enquanto a lista de itens de série é recheada.
Peugeot 208
Irmão de plataforma de C3 e Basalt, o 208 aposta no estilo mais descolado, bonito e moderno, ainda que isso sacrifique um pouco seu espaço traseiro e porta-malas. Também usa o 1.0 Firefly aliado ao câmbio MT5 em duas versões: Active de R$ 91.990 e Style (completona com motor 1.0), vendida a R$ 103.990. Boa dirigibilidade, design e oferta de equipamentos conquistam nesse hatch, fabricado na Argentina.
Chevrolet Onix
Prestes a estrear uma reestilização, o hatch Onix hoje é vendido em duas versões 1.0 aspiradas: uma básica sem nome (R$ 94.900) e outra mais completa, LT (R$ 102.990). Em ambas, vai um 1.0 tricilíndrico de doze válvulas, com 78/82 cv de potência e 9,6/10,6 mkgf de torque (gasolina/etanol), parceiro de um câmbio manual de seis marchas. É o único dessa lista com seis marchas, aliás. Ainda que tenha porta-malas mais comedido, é confortável, bom de guiar e bem equipado, com direito a 6 airbags e sensor crepuscular de série.
Chevrolet Onix Plus
O Onix Plus é justamente o sedan do Onix. Com isso, oferece maior porta-malas, mantendo as virtudes do hatch. Ele parte da versão LT (R$ 106.790), a única movida pelo 1.0 naturalmente aspirado de 82 cv e câmbio manual de seis marchas, e por isso agrada pela boa oferta de itens de série, que inclui multimídia com conexões sem fio, 6 airbags, chave presencial, partida por botão, sensor crepuscular e mais.
VW Polo
Vendido por R$ 95.790, o Polo Track é o carro mais barato da Volks no Brasil. No caso, é movido pela dupla 1.0 EA-211, com doze válvulas, 77/84 cv de potência e 9,6/10,3 mkgf de torque (gasolina/etanol), junto da transmissão manual de cinco marchas MQ200. Economia de combustível e proposta de maior robustez são destaques, assim como a dirigibilidade apurada e porta-malas espaçoso. Não é muito equipado, porém.
VW Tera
O recém-chegado SUV pequeno Tera também tem sua versão “milzinha”. Falamos da MPI, vendida a R$ 103.990, a única com motor de aspiração natural. É o mesmo 1.0 do Polo, com até 84 cv e 10,3 mkgf, aliado a caixa MQ200 de cinco velocidades. Frente ao hatch listado acima, ganha com maior porta-malas, visual mais esmerado e (muito) mais conteúdo de série, com direito até a assistentes de condução e faróis em LED.
Notícias dos Poderes
Veja ranking da Forbes das 10 maiores empresas do agro brasileiro
Juntas, as dez maiores do agronegócio somaram R$ 1,12 trilhão em receita em 2024, alta de 4,16% em relação ao ano anterior
30 de Outubro de 2025 as 10h00Nubank ultrapassa Petrobras e se torna a maior empresa brasileira em valor de mercado
Em toda a América Latina, o banco digital é a segunda maior empresa, atrás apenas do Mercado Livre
30 de Outubro de 2025 as 08h37Vítimas de golpes virtuais perdem, em média, R$ 2.540; idosos são os que mais têm prejuízo
Pessoas com 60 anos ou mais perdem, em média, R$ 4.820 – 5 vezes o valor de jovens de 18 a 24 anos: R$ 964
29 de Outubro de 2025 as 08h38Bares e restaurantes de MT enfrentam queda no lucro, mas esperam alta nas vendas no fim do ano
Setor aposta em confraternizações e 13º salário para reverter perdas de setembro
28 de Outubro de 2025 as 10h26Desde 2023, mais de 14 milhões de pessoas saíram da pobreza no Brasil
28 de Outubro de 2025 as 09h30Febraban cria autorregulação para cancelar 'contas laranja' e contas de bets irregulares
28 de Outubro de 2025 as 08h30Municípios receberão complemento de R$ 1,5 milhão para garantir piso mínimo do auxílio do Fethab Diesel
Ao todo, 23 municípios vão receber o valor adicional
27 de Outubro de 2025 as 09h00