Brasil
Brasil é o segundo país com pior eficiência governamental, à frente apenas da Venezuela
Em ranking que avalia eficiência do Estado, o Brasil ocupa a 68ª posição entre 69 países, ficando à frente apenas da Venezuela. Custo de capital, protecionismo e finanças públicas são os principais gargalos.
Economia | 18 de Junho de 2025 as 10h 58min
Fonte: Infomoney

O Brasil foi classificado como o penúltimo país em eficiência governamental, conforme o mais recente Ranking de Competitividade Global, elaborado pelo IMD em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC). O estudo analisou 69 países, e apenas a Venezuela apresentou desempenho inferior ao brasileiro.
Esse ranking mede a capacidade do Estado de implementar políticas eficazes, além de analisar subitens como infraestrutura, desempenho econômico, ambiente de negócios e eficiência empresarial. Embora o Brasil tenha subido do 62º para o 58º lugar no ranking geral de competitividade, continua enfrentando dificuldades graves na governança
Principais pontos críticos:
-
Custo de capital: o Brasil ocupa a 69ª e última posição, indicado como o país com o maior custo de financiamento.
-
Protecionismo: 68º lugar, expondo barreiras comerciais e burocráticas ao mercado.
-
Finanças públicas, legislação trabalhista e adaptabilidade das políticas: entre os piores, ocupando a 67ª posição nesses indicadores.
Para Hugo Tadeu, diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologias Digitais da FDC, a baixa eficiência governamental se traduz em gargalos que afetam diretamente o ambiente de negócios e o desenvolvimento social: “O governo brasileiro gasta muito e deveria fazer uma análise da qualidade deste gasto com impacto na atividade econômica e nos benefícios percebidos pela sociedade.”
Para melhorar a eficiência governamental, Tadeu sugere focar na qualidade do gasto público e seu impacto na economia. Ele propõe um ambiente com menor tributação e maior eficiência na alocação de recursos. Segundo ele, é crucial renovar as análises e pensar em um futuro mais promissor, em vez de se prender a agendas do passado.
Além disso, Tadeu ressalta a importância de lideranças públicas e privadas engajadas na gestão da mudança. O Brasil deve explorar seu potencial verde e se tornar um exportador de conhecimento, promovendo melhorias na gestão urbana e redução das desigualdades.
eficiência governamental Brasil, ranking competitividade global, IMD FDC, custo de capital Brasil, protecionismo Brasil, governança pública.
Notícias dos Poderes
Renda do 0,1% mais rico cresceu 5 vezes mais que a média dos brasileiros em 6 anos
21 de Agosto de 2025 as 07h44Jovens da 'Geração Z' são grupo que mais cresce em negociações de dívidas em MT
Entre janeiro e julho deste ano, 35,3 mil jovens da 'Geração Z' negociaram suas dívidas em Mato Grosso, o que representou um salto de 55% em comparação com os sete primeiros meses de 2024
20 de Agosto de 2025 as 09h07Brasil e Indonésia assinam acordo para início de exportação de carne bovina
Com cerca de 283 milhões de habitantes, país asiático tem a quarta maior população do mundo
20 de Agosto de 2025 as 07h29Brasileiros têm 70,5% da renda comprometida com contas a pagar, aponta estudo
19 de Agosto de 2025 as 12h50Os 10 produtos exportados pelo Brasil que dependem mais de 80% do mercado dos EUA
18 de Agosto de 2025 as 07h34Mato Grosso tem a terceira menor taxa de desemprego do Brasil e está abaixo da média nacional
Mercado de trabalho do Estado mantém ritmo de crescimento com queda em relação ao mesmo período de 2024
15 de Agosto de 2025 as 15h20